18 de fevereiro de 2016

MJ in the Mirror: Michael Jackson está vivo nos EUA

O que seria do legado de Michael Jackson, se não fossem seus fãs dedicados, que conseguem sentir sua musicalidade presente até em novos artistas?
Com imensa alegria, apresentamos aqui nosso novo colaborador do MJ VIPClub, José Nettinho.
Pernambucano, hoje morando no Rio, é historiador, formado pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e faz parte de uma banda chamada Herá, influenciada por artistas de peso, que vão de Gilberto Gil até The Smiths.

CLIQUE AQUI para conhecer a banda de Nettinho.

José Nettinho, fã de Michael Jackson  e apaixonado por Soul Music
Nosso novo colunista é fã de Michael Jackson desde os 16 anos, e descobriu o astro através de Stevie Wonder, já que é apaixonado por Soul Music.
No primeiro texto de sua coluna "MJ in the Mirror", Nettinho fala sobre a maravilhosa Janelle Monáe, cantora norte-americana orgulhosamente influenciada por Michael Jackson.

Confira:

MICHAEL JACKSON ESTÁ VIVO NOS EUA.

Em pleno ano de 2016 ele foi visto em vários lugares do mundo. Brasil, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Dinamarca, etc. Nesses países sua alma está presente em milhares de músicos, que buscam sua inspiração na vida e obra deste gênio.

Obviamente não falamos de teorias de conspirações afirmando que o Rei tenha sido visto fisicamente ou histórias de assombração. Me refiro, neste meu primeiro artigo, ao que mais importa: o legado musical de MJ.

Pretendo aqui, não enumerar a enorme influência - ainda em vida - que Michael legou aos artistas de grande porte, já que todos sabemos de cor. Mas venho através deste meio divulgar e mostrar novas bandas ao redor do mundo, que fazem um som moderno, tendo por base, o estilo do nosso grande artista: tanto na melodia, na vestimenta, nas danças e no estilo vocal. Apesar deste último exemplo ser quase impossível de se alcançar.

Esses novos grupos ao redor do mundo não escondem a sua influência e inspiração do mito. Se ele ainda estivesse na Terra, tenho certeza que se orgulharia muito de ver novos artistas fazendo música moderna inspirando-se nas bases musicais dele.

Para este primeiro artigo, gostaria de mostrar um legado no quintal de Neverland, da geniosa cantora Janelle Monáe. Talentosíssima, nascida em Kansas, porém amadurecida musicalmente na Califórnia (por isso no quintal do Michael), a artista não esconde sua inspiração e admiração pelo Rei do Pop.

Michael Jackson é inspiração para Janelle, até mesmo em fotos!
Lembro-me que a primeira vez que a vi foi no Rock in Rio 2011 dividindo o palco, no mesmo dia, com nada mais nada menos, que Jamiroquai e o grande mestre Stevie Wonder. Ao ver aquela mulher empoderada, cheia de vida e com um cabelo descolado, tomei um susto, pois fazia tempo que não via, no mercado musical, alguém com tamanha atitude. Porém, a entrada triunfal dela no show não foi suficiente para me deixar ainda mais abismado, do que  quando ela abriu seu repertório. Fiquei encantado com aquela voz doce e potente, junto com seus músicos, que tocavam nitidamente sob uma entidade que vinha de Indiana.

Na época, ela havia tocado o repertório de seu primeiro cd The Arch Android e ainda por cima fez um belíssimo cover do Jackson 5 I want you back. Além de linda, talentosa e poderosa esta mulher é ativista dos direitos raciais nos EUA, assim como MJ também o era.



Mas falando em música boa, deixo 2 indicações para os leitores. A primeira música, single de enorme sucesso do primeiro disco, Locked Inside, nos remete ao espírito de gravação e masterização do disco Off the Wall. A bateria desta bela canção, na introdução, me faz lembrar Rock With You ao mesmo tempo que a melodia me remete às canções Off the Wall e I Can’t Help It.

Monáe - no século XXI, com equipamentos melhores, recursos eletrônicos e outros tipos de pop no mercado, arejou novamente o cenário trazendo a receita do MJ à nossa época: baixo, bateria, guitarra, metais e leve toques de teclado, como nos tempos do Off the Wall.

Tendo em vista que a qualidade da infraestrutura de aparelhagem dos estúdios em que Michael gravou, já eram de ponta, alguns artistas do pop da atualidade deixaram-se levar (por questões comerciais ou afetivas) por uma gravação mais simples, seja através do samples ou por mixagens ralas, tornando a qualidade do produto (música) pior, porém mais rentável. A mesma lógica dos produtos descartáveis da atualidade.



A segunda indicação que trago, já é do segundo disco de Janelle, o The Eletric Lady. A música Can’t Live Without Your Love mostra sua evolução vocal, tendo em vista que já reforça o seu grave. A canção também tem a mesma vocação do Off the Wall.

Tanto o primeiro, quanto o segundo disco de Janelle tiveram uma boa repercussão no cenário pop, assim como boas vendas. Isso mostra que o estilo pop MJ, da década de 80 ainda continua vivo no mercado e produzindo uma boa safra de novos cantores e sucessos.
Para os que gostaram das indicações e são fãs do MJ, sugiro que escutem os dois discos completos citados aqui. Daí sentirão que a influência não se limita a algumas músicas, mas sim, aos discos em si.

Espero que tenham gostado do meu primeiro artigo. Os próximos seguirão na linha de indicações de novos artistas e bandas que tenham uma referência módica ao grande mestre Michael Jackson. O próximo será sobre influência do Michael na música venezuelana. Até mais...

Imagens:
Foto José Nettinho: Arquivo pessoal
Fotos MJ e Janelle: Reprodução Internet
Vídeos: Youtube


Por: José Nettinho - Exclusivo para o MJVIPClub
(Enviado em 16/02/2016 - Revisado e pulicado por Eduardo Moraes em 18/02/2016)