16 de abril de 2015

Single: You Are Not Alone

"You Are Not Alone" foi o segundo single lançado por Michael Jackson como forma de promover o seu álbum HIStory: Past, Present & Future, de 1995. A canção foi escrita por R. Kelly, que passava por dificuldes pessoais. Ele enviou a fita demo para Michael, que decidiu gravar a canção. Jackson achou que a música tinha tudo a ver com o momento que ele estava vivendo, marcado pelas acusações de abuso sexual contra menores e o casamento com Lisa Marie Presley.

A maioria das críticas a "You Are Not Alone" foram positivas, e a canção concorreu simultaneamente a um Grammy e a um American Music Award.

Lançamento: 15 de Agosto de 1995
Formato: CD Single
Gravação: Novembro de 1994 no The Chicago Recording Company, Chicago1
Gênero: R&B, soul
Duração: 5:45 (Versão do álbum) - 4:36 (Edição de rádio) - 6:02 (Versão longa)
Gravadora: Epic Records
Composição: R. Kelly
Produção: R. Kelly/Michael Jackson


Videoclipe
O videoclipe da canção foi dirigido por Wayne Isham e começa com muitos paparazzi fotografando Michael. Em muitas cenas há a presença de Lisa Marie Presley, esposa de Michael na época, em cenas de semi-nudez e extrema intimidade. Não foi apresentada nenhuma sequência de dança no vídeo, algo atípico nos vídeos de Jackson. Lisa Marie, anos depois, afirmou em uma entrevista que se arrepende amargamente de ter feito o vídeo.

Há uma edição estendida desse clipe lançada no HIStory on Film, Volume II, onde Michael aparece com um par de asas de anjo. Esse efeito foi planejado para ser lançado na edição comercializada, mas não foi finalizada a tempo do lançamento do vídeo, então só foi possivel vê-la dois anos depois, no lançamento da compilação de vídeos.



Comercialmente
Comercialmente, a canção foi um sucesso e se manteve no Guiness World Records como a primeira canção a estrear em #1 lugar no chart da Billboard, um feito que só seria igualado pouquíssimas vezes no futuro.

Processo
Em 2007, um tribunal julgou R. Kelly como culpado da acusação de ter plagiado You Are Not Alone. Entretanto, o veredito e suas consequências só são reconhecidos na Bélgica.

Influências
* Diana Ross, a inspiradora de Michael Jackson, regravou a música em 1996.
* A música Lonely do cantor Akon, que tem como tema a mesma coisa que You Are Not Alone, teve seu vídeoclipe inspirado no vídeo da música de Jackson. Akon assim como Michael canta em um teatro para uma platéia vazia.
* Os finalistas do programa X-Factor de 2009, gravaram uma versão cover da música em tributo ao Rei do Pop recém falecido.

Imagens: Reprodução Internet

Fonte: http://pt.wikipedia.org/