30 de abril de 2015

Estátua de Michael Jackson no Rio ganha óculos novos reforçados

Foto: Secretaria de Estado de Turismo
29/04/2015- Rio de Janeiro- RJ, Brasil -  Michael Jackson vai ver o mundo com outros olhos. Ou melhor, a escultura do ídolo pop americano morto em 2009, que fica no Morro Santa Marta em Botafogo, na Zona Sul do Rio, ganhou nesta quarta-feira (29) um novo par de óculos. O modelo mais moderno que o original tem hastes mais largas para evitar novos atos de vandalismo. O trabalho foi refeito pelo artista plástico Ique, autor da obra.
A O trabalho técnico e a mão de obra para restaurar a obra custou R$ 6 mil, que serão pagos pela Secretaria Estadual de Turismo.


Foto: Secretaria de Estado de Turismo
“É uma obra muito querida, orgulho da comunidade, que transformou aquela laje em ponto turístico e mudou a vida das pessoas, criou empregos e profissionalizou o turismo do lugar. Os vândalos que fizeram isso queriam prejudicar toda a comunidade, queriam mostrar que o Santa Marta está abandonado, queriam transformar o Santa Marta num lugar ruim. Mas isso não é verdade, foi a comunidade que tomou conta do lugar, que pacificou o lugar”, disse o escultor.
Foto: Secretaria de Estado de Turismo

“O par de óculos é uma peça muito pequena e não teria valor comercial significante. Quem fez isso, o fez por maldade, pelo prazer de destruir. Mas a comunidade toda se mobilizou e a peça foi achada. Se tivesse de fundir a peça novamente, levaria uns 40 dias. Agora, com equipamentos especiais, restaurei a escultura “, afirmou o escultor.

Foto: Secretaria de Estado de Turismo
A restauração levou o dia todo, já que ele teve de soldar partes muito finas dos óculos ao rosto do Michael Jackson, um trabalho difícil e delicado. Como a estátua tem uma fundação especial – as grades de sustentação e retenção estão chumbadas em 15 centímetros de concreto sobre a laje – o trabalho teve de ser feito no local.

Imagens: Secretaria de Estado de Turismo

Fontes: G1/fotospublicas.com