20 de agosto de 2020

Espólio relembra todos os lançamentos do Rei do Pop após 2009 e responde aos fãs de Michael Jackson

Após 11 anos da partida precoce de Michael Jackson, entre erros e acertos, o Espólio do Rei do Pop (The Michael Jackson Estate), administra a carreira do artista.
Nos últimos 11 anos, uma série de produtos e ações foram lançadas, com intuito comercial e de preservação da obra de MJ ou, como diriam os fãs, "manter seu legado".

Embora a comunidade de fãs de Michael Jackson se mostre muitas vezes insatisfeita com o Espólio, não há como negar: Uma vasta gama de produtos foram lançados, tornando Michael Jackson o artista que mais faturou após a morte.
Segundo cálculo da revista norte-americana “Forbes”, o espólio do cantor arrecadou US$ 2,1 bilhões (R$ 8,6 bilhões) desde 2009. Mais do que Michael recebeu durante 45 anos de sua carreira em vida.

Documentários, exibições em cinema, coletâneas, boxes limitados, 2 álbuns de músicas inéditas, espetáculos do Cirque du Soleil, jogos, filme animado, latas de refrigerante e até curta em 3D fazem parte de uma lista gigante de produtos licenciados e ações frequentes.

Para informar e esclarecer as dúvidas dos fãs de Michael Jackson, desde 2009, o Espólio mantém uma página, atualizada regularmente ( https://www.michaeljackson.com/michael-jackson-faq/ ), com respostas às perguntas mais frequentes dos fãs. Confira!

POR QUE O ESPÓLIO NÃO LANÇA MAIS PROJETOS?
Considerando o quanto foi feito na primeira década após a trágica e prematura morte de Michael, não deveria ser uma surpresa que haja uma desaceleração natural de grandes lançamentos, já que o Espólio se concentra mais seletivamente em projetos para aprimorar o legado de Michael a longo prazo. Embora apreciemos que os fãs queiram mais lançamentos, é importante ter em mente tudo o que foi criado e lançado neste tempo relativamente curto. Isso inclui uma série de acordos de licenciamento, como as colaborações de edição limitada com empresas de roupas como Supreme e Off White, o lançamento das máquinas caça-níquéis do Michael Jackson, bem como todos os lançamentos de maior escala, incluindo:


2009: O documentário This Is It, que continua a ser o documentário / concerto musical de maior bilheteria da história. Também foi lançado um álbum com o mesmo título que inclui as músicas apresentadas no filme e algumas faixas bônus, incluindo a inédita, “This Is It”. O álbum vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o maior lançamento póstumo da história.


2010: O jogo da Ubisoft, Michael Jackson: The Experience. Embora tenha havido muitas versões de sucesso do videogame Just Dance, esta foi a primeira (e única) vez que eles lançaram um game de dança dedicado inteiramente a um único artista! Foi lançado em todas as plataformas principais e se tornou um dos mais vendidos da plataforma Wii.

2010: Lançamento do álbum "Michael" 
Houve também dois lançamentos sob o acordo do Espólio com a Sony Music — o álbum Michael, traz faixas inacabadas que foram trabalhadas por vários produtores que trabalharam com Michael. Apesar da controvérsia sobre três das faixas desse álbum, ele alcançou a posição # 1 em todo o mundo e vendeu mais de cinco milhões de cópias.

2010: Lançamento do box Michael Jackson's Vision
Vision é um box com a coleção completa de todos os curtas-metragens de Michael, também foi lançada.


2011: Michael Jackson THE IMMORTAL World Tour 

Houve dois espetáculos ao vivo totalmente exclusivos criados pelo Espólio em parceria com o Cirque du Soleil. O primeiro desses shows, Michael Jackson THE IMMORTAL World Tour, viajou para arenas ao redor do mundo por quase 3 anos. Ao longo do caminho, arrecadou aproximadamente $ 400 milhões de bilheteria, tornando-se uma das maiores turnês de todos os tempos! E ganhou o prêmio de conteúdo criativo pela revista Billboard.


2011: Lançamento do álbum "Michael Jackson THE IMMORTAL World Tour"
Um outro lançamento em parceria com a Sony Music — o álbum, Immortal, com remixes de gravações de Michael criadas por Kevin Antunes, o diretor musical de ambos os shows do Cirque du Soleil, com base nas músicas usadas no show IMMORTAL.


2011 - Lançamento "Michael Jackson A Vida De Um Icone"(Michael Jackson: The Life of an Icon) - Em DVD e Blu Ray
Clipes e entrevistas documentam os altos e baixos da extraordinária história da vida do Rei do Pop, com depoimentos de familiares e amigos que fizeram parte de sua vida.




2012 - Bad
O relançamento do álbum Bad especial para comemorar o 25º aniversário do álbum, que incluiu versões remasterizadas das faixas do álbum original, em um disco junto com um segundo disco que incluiu raridades, bem como 6 demos inéditas de Michael das sessões de gravação do álbum Bad. É importante notar que nenhuma dessas demos foi lançada como ‘novas’ gravações, no entanto, elas funcionaram no contexto de material ‘bônus’ para este lançamento de aniversário. Junto com o pacote estava um CD ao vivo em Wembley — o primeiro CD ao vivo da carreira solo de Michael Jackson.
Além disso, como parte da celebração do 25º aniversário de Bad, o show da Bad Tour no Wembley foi lançado em DVD. A apresentação de Michael neste concerto é certamente a melhor apresentação ao vivo de qualquer artista. Conforme explicado na época, se tivéssemos sido capazes de localizar as fitas originais para esta apresentação teríamos usado para criar um concerto totalmente editado. Infelizmente, esse não foi o caso e lançamos o que encontramos — a cópia do show do próprio Michael. Continuamos buscando os elementos originais na esperança de um dia podermos compartilhar este show no melhor formato possível. Assim como os fãs, ficaríamos em êxtase se isso acontecesse.


2012: Lançamento do Documentário Bad25
Houve o primeiro de dois documentários produzidos pelo Espólio com o diretor Spike Lee no comando, BAD25, que estreou no Festival de Cinema de Veneza e transmitido pela ABC nos Estados Unidos. A “versão do diretor” mais longa do documentário também foi lançada em DVD / Blu-Ray.


2012: Latas Pepsi Bad25
Também houve um acordo com a Pepsi para promover o 25º aniversário da Bad World Tour, da qual a Pepsi era a patrocinadora. Como parte do acordo com a Pepsi, latas especiais de edição limitada foram lançadas em todo o mundo.


2013
O segundo show ao vivo criado pelo Espólio e Cirque du Soleil, Michael Jackson ONE, que é um show mais intimista do que o show em turnê, estreou no Mandalay Bay Resort & Hotel em Las Vegas. Embora estejamos cientes de que não é possível para todos viajarem a Las Vegas para ver este show, temos o orgulho de dizer que ele continua a ser um dos shows de Las Vegas de maior sucesso. Na verdade, é um dos melhores shows do mundo e é uma homenagem adequada a Michael Jackson. Embora tenha sido forçado a fechar junto com todos os outros eventos ao vivo no início de 2020 como resultado da pandemia COVID 19, ele reabrirá quando for seguro e continuará a entreter o público nos próximos anos.

2014
O segundo álbum com gravações inéditas, Xscape, foi produzido executivo com L.A. Reid, trouxe os produtores atuais, incluindo Timbaland, e um dueto com Justin Timberlake em uma versão de “Love Never Felt So Good”. Este álbum alcançou a posição # 1 em todo o mundo e outra música deste álbum, “Slave To The Rhythm”, foi apresentada em holograma no Billboard Music Awards, que deu ao show sua maior audiência em décadas.


2016
: Lançamento do Michael Jackson’s Journey From Motown to OFF THE WALL
Com base no sucesso de BAD25, o Espólio e Spike Lee formaram uma parceria para um segundo documentário, Michael Jackson’s Journey From Motown to OFF THE WALL, que faz uma retrospectiva do início da carreira de Michael e culmina com um olhar aprofundado sobre a Era Off The Wall. Este documentário aclamado pela crítica estreou no Festival de Cinema de Sundance e foi transmitido no canal Showtime nos Estados Unidos e por outras emissoras ao redor do mundo. Também foi lançado em Blu-Ray / DVD.


2017:
Michael Jackson’s Halloween 
Para celebrar a conexão entre Michael Jackson e o Halloween, houve a estreia do especial animado, Michael Jackson’s Halloween, que teve as uma das melhores audiências da TV. Também houve eventos especiais em cidades selecionadas ao redor do mundo que incluíram a exibição da versão completa de Ghosts, o curta épico de Michael com Stan Winston e uma exibição especial de Thriller 3D… 
2017: Lançamento de Scream 
Uma coletânea / playlist com o tema Halloween.


2017/2018
Um novo acordo com a Pepsi incluiu Michael em sua campanha global, que mais uma vez incluiu o lançamento de latas especiais de edição limitada com imagens de Michael Jackson.



2018
Uma gravação inédita de Michael Jackson, “It Don’t Matter To Me”, foi licenciada para o cantor Drake, “Don’t Matter To Me” afim de apresentar Michael às novas gerações de fãs por meio de colaborações com artistas atuais. Este dueto se tornaria o 44º Top 10 de Michael nas paradas da Billboard.


2018:
 Lançamento do box Michael Jackson 2018 Picture Disc Collection.
No que teria sido o 60º aniversário de Michael, o espólio promoveu a Diamond Celebration em Las Vegas. Além de todas as festividades normais de aniversário do Michael Jackson ONE em Las Vegas, celebraram uma festa especial com a presença de convidados e fãs apresentando um set do DJ Mark Ronson e uma apresentação de Usher, além de lançarem a coleção "Diamod Celebration", contendo os 6 principais álbuns de Michael Jackson em formato Picture Disc, vendidos separadamente ou dentro de um luxuoso box com tiragem numerada e limitada.

2018
Thriller 3D estreou no IMAX em uma exibição limitada de uma semana nos cinemas ao redor do mundo. Espera-se encontrar oportunidades para mostrar Thriller 3D novamente no futuro.


2019/2020: Lançamento do box limitado MICHAEL JACKSON'S THIS IS IT 10TH ANNIVERSARY BOX SET. O Espólio tinha uma série de planos, incluindo um especial para o 10º aniversário de lançamento de This Is It, que foram todos impactados pelo lançamento de Leaving Neverland. Apesar do fato de não ser verdadeiro e ser exposto por suas mentiras, seu lançamento fez com que outras empresas de mídia relutassem, pelo menos temporariamente, em licenciar qualquer nova programação de Michael Jackson. Isso já começou a passar. E, claro, em 2020 estamos todos lidando com a pandemia COVID-19 que resultou no atraso da estreia de MJ the Musical na Broadway, bem como impactando outros planos que tinham para este ano.
Tudo isso é uma forma de lembrar a todos o quanto o Espólio fez nos últimos onze anos, e também de lembrar a todos que, devido a forças e eventos fora de controle, tivemos que interromper grandes atividades dos últimos dezoito meses. Existe uma teoria — que Michael escreveu— de que não se deve fazer muito, dar ao mundo um descanso e, em seguida, surpreendê-los com projetos especiais. Essa continua a ser a intenção do Espólio. Michael continua a ser o artista de streaming número 1 do mundo estamos prontos para o show da Broadway e há vários projetos em andamento.

POR QUE O ESPÓLIO NÃO LANÇA TODAS AS CANÇÕES QUE OS FÃS VAZAM?
Como foi afirmado anteriormente, o Espólio não vai liberar tudo que está nos cofres com base em grande parte nas escolhas que o próprio Michael fez durante sua vida.
Se lançássemos demos, eles não mostrariam Michael em sua melhor forma e não teria sucesso comercial porque estão, por definição, inacabadas. Embora o lançamento de trabalhos inacabados possa ser apreciado pelos fãs, não seria a maneira de apresentar Michael a novos fãs que deveriam ouvir Michael no seu melhor. Certamente foi assim que Michael decidiu o que lançar e acreditamos que é isso que ele gostaria que fizéssemos. E mesmo entre os fãs, vemos divergências sobre se o material inédito deve ser finalizado para torná-lo comercialmente viável ou não.
Michael tinha várias filosofias que usamos como guias. Uma delas é: “A qualidade entra antes do nome”. Só porque algo existe, não significa que deva ser tornado público — e compartilhar com os fãs é o mesmo que torná-lo público.
Só porque algo vazou por um fã, não significa que é algo que deveria ter um lançamento oficial. O fato de ter vazado significa que Michael não pretendia que fosse compartilhado.

POR QUE NÃO HÁ UM CANAL PERMANENTE DO MICHAEL JACKSON NO SIRIUS XM?
Muitas das decisões tomadas pelo Espólio estão enraizadas nas filosofias de Michael. Ele dizia que, “Se o cometa de Haley passasse uma vez por mês, ninguém iria olhar para ele.” O Espólio não quer que Michael fique permanentemente no rádio de um carro ou em um aplicativo onde as pessoas pulam de Elvis para Bruce Springsteen. Michael é especial. O Espólio licenciou o SiriusXM três vezes nos últimos 11 anos e, quando apropriado, consideramos fazê-lo novamente. Mais recentemente, um canal temporário foi lançado em 15 de julho de 2020 como uma forma de oferecer algo especial durante esses tempos difíceis e muito cuidado foi tomado na programação do canal para incluir não apenas os grandes sucessos de Michael, mas outras músicas que seriam apreciadas por seus fãs. Trabalhando com o SiriusXM, em playlists especiais. E ao invés de um típico dublador, a voz do canal também é alguém que conheceu Michael por muitos anos, Steven Ivory, que compartilhou uma playlist muito especial no canal. Embora possa não estar disponível para todos ao redor do globo, espera-se que aqueles que puderam ouvir, tenham gostado.

POR QUE NÃO HÁ UM LANÇAMENTO DE HISTORY 25 OU CONCERTO DA HISTORY TOUR?
Em nossa opinião, este álbum é o menos apreciado por Michael e um dos seus melhores. Embora nunca tenham sido anunciado, o Espólio tinha planos de comemorar o 25º aniversário do álbum HIStory este ano, mas por causa do COVID-19, esses planos tiveram que ser modificados. Portanto, embora ainda tenhamos planos para celebrar HIStory com elementos de áudio e audiovisuais apropriados, não acreditamos em fazer anúncios até que estejamos em posição de compartilhar todos os detalhes. Esperamos que o mundo se abra novamente em breve e permita que nossos criadores concluam seu trabalho.

O ESPÓLIO VAI ATUALIZAR OS CURTA-METRAGENS DE MICHAEL PARA 4K? 
O Espólio tem a intenção de atualizar os curtas-metragens de Michael e fará assim que possível. Atualizar os curtas-metragens de Michael é mais parecido com o que é exigido para filmes antigos, em oposição aos videoclipes de outros artistas, em grande parte devido a todo o trabalho (por exemplo, efeitos, etc.). Alguns curtas-metragens, como “Thriller” e “Smooth Criminal”, têm masters de 35 mm e atualizá-los será fácil. Porém, esse não é o caso da maioria dos curtas-metragens e, nesse caso, o processo é mais caro e exige mais trabalho (e tempo). Em alguns casos, pode não ser possível porque tudo o que temos é uma fita master de baixa qualidade e o material original está perdido. É importante para os fãs entenderem que nem tudo o que foi criado por Michael realmente foi armazenado (isso inclui, por exemplo, a filmagem em alta definição do show completo do Bad Tour em Wembley, embora saibamos que Michael filmou “Another Part of Me ” e outros shows). Mas continuaremos procurando a melhor solução para os desafios que enfrentamos com cada um dos curtas-metragens e estamos ansiosos para compartilhar os curtas atualizados quando o trabalho necessário estiver concluído.

POR QUE O ESPÓLIO NÃO FEZ UM DOCUMENTÁRIO PROCLAMANDO A INOCÊNCIA DE MICHAEL?
O Espólio está entrando com a ação judicial para a qual tem base legal, com seu pedido de arbitragem pública na disputa com a HBO. O objetivo é expor todos os envolvidos. Além disso, os fãs não podem — e nunca irão — saber o que o Espólio faz nos bastidores. O Espólio nem sempre deseja ser reconhecido publicamente ou creditado pelo que faz; tudo o que importa é que o Espólio apoie a disseminação de informações precisas sobre Michael.

Imagens:
Reprodução Internet
Reedição: Maurício Code para o MJVIPCLUB
Fonte: MJOnline - Equipe Online do Espólio de Michael Jackson
Texto original: michaeljackson.com
Link original: https://www.michaeljackson.com/michael-jackson-faq/