15 de outubro de 2018

Há 25 anos a Dangerous World Tour passou por São Paulo


Há exatos 25 anos, no dia 15/10/1993, o Rei do Pop apresentava o primeiro show de sua explosiva turnê "Dangerous World Tour" no Brasil.

Também conhecida como "Heal The World Tour", foi a segunda turnê mundial em carreira solo de Michael Jackson, em suporte de seu oitavo álbum de estúdio solo homônimo, Dangerous (1991).

A turnê, patrocinada pela Pepsi, tinha como objetivo, não apenas divulgar o mais novo álbum do astro na época, mas também arrecadar fundos para Heal The World Foundation — fundação sem fins lucrativos criada pelo cantor em 1991 para dar voz, garantir cuidados médicos, condições de vida digna, alimentação saudável e educação de qualidade à crianças carentes de todo o mundo — e sensibilizar o mundo para a preservação da natureza e para a incentivo da paz, da harmonia e da tolerância mundial.

A Dangerous Tour, que iniciou em Munique, na Alemanha, em 27 de junho de 1992, e terminou na Cidade do México, México, em 11 de novembro de 1993, visitou a Europa, a Ásia e a América Latina, em 69 datas, para um público total estimado em mais de 3,5 milhões de fãs ao redor do globo, arrecadou cerca de $136 milhões — fazendo desta, a turnê de maior arrecadação e de segunda maior público em todos os tempos, superando em arrecadação a turnê anterior de Jackson, a Bad World Tour (1987-89).

Infelizmente, devido a conturbados problemas pessoais e a esgotamento físico, Michael teve de cancelar a turnê pouco depois da metade da mesma, apesar do cantor ter mantido o objetivo de reverter todo o lucro (incluindo sua parte na arrecadação) da turnê para a caridade.

Além de passar pela Europa e Ásia (embora o cronograma original da turnê também incluísse América do Norte, África e Oceania), foi a única turnê do cantor que passou pelo Brasil, bem como pela América Latina. Os dois shows em solo brasileiro, em São Paulo, nos dias 15 e 17 de outubro de 1993, no Estádio do Morumbi — embora um show no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, fora cogitado pela produção do cantor e pelos produtores brasileiros da turnê, mas foi cancelado devido a problemas técnicos.

A turnê brasileira teve uma audiência total estimada em cerca de 200 mil pessoas.

Abaixo a divulgação da Turnê nas revistas brasileiras:


Imagem: Reprodução Internet
Fonte: Wikipedia