23 de maio de 2018

Morre Bill Gold, artista criador de cartazes icônicos de Michael Jackson

Poucos fãs saberão quem foi Bill Gold, mas se dissermos que Bill foi responsável pelo cartaz do primeiro longa-metragem de MJ, “The Wiz” e pelo último, “Moonwalker”, você vai entender a importância que Bill tinha na comunidade de fãs!
O americano Bill Gold, que criou pôsteres para Casablanca, Um Bonde Chamado Desejo, Alien – O Oitavo Passageiro e Sobre Meninos e Lobos, além de centenas de outros clássicos, faleceu nesse domingo (20).

Ele tinha 97 anos e residia em Greenwich (EUA), segundo confirma o The New York Times. A esposa de Gold, Susan, disse ao jornal que ele morreu no Greenwich Hospital devido a complicações do Mal de Alzheimer.

Na área de criação de pôsteres, Gold era um verdadeiro superastro. Seu trabalho se estendeu por quase sete décadas de cinema, e foi feito principalmente para a Warner Bros. e para a Malpaso Productions, de Clint Eastwood.

Para Casablanca, clássico de 1942 de Michael Curtiz, ele desenhou Humphrey Bogart com capa e chapéu, dominante em primeiro plano, com o elenco – Ingrid Bergman, Paul Henreid e outros – atrás dele. Para aumentar o drama, o Bill Gold colocou uma pistola na mão de Bogart.

Gold trabalhou com muitos diretores importantes, mas sua colaboração mais longa foi com Clint Eastwood. A parceria começou em 1971, com Perseguidor Implacável, e continuou até 2011, com J. Edgar, o último trabalho do artista.

Apenas para citar alguns prêmios ... em 1994, Bill recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award do The Hollywood Reporter. Em março de 2013, ele recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award do Pratt Institute. Ele também foi nomeado um dos 125 ícones mais memoráveis ​​do Instituto Pratt.


Ele se aposentou em 2011, mas seus cartazes de filmes serão sempre lembrados, especialmente para nós, os fãs!

Obrigado Bill e descanse em paz!

Cartaz do filme para "THE WIZ"


Cartaz lendário do filme de Bill Gold para "MOONWALKER"



CLIQUE AQUI para mais informações sobre Bill Gold e seu incrível legado.

Fontes: observatoriodocinema/mjvibe
Imagens/montagem: mjvipclub/reprodução internet