8 de agosto de 2017

Conheça os detalhes de "Thriller 3D" que tem estreia mundial marcada no Festival de Veneza 2017


Los Angeles, CA (7 de agosto de 2017) – Michael Jackson’s Thriller 3D, muito aguardado pelos fãs, estreará mundialmente na edição 74 do Venice Film Festival 2017, conforme anunciou hoje o Espólio de Michael Jackson.
Na criação de Michael Jackson’s Thriller 3D, o curta-metragem icônico original, dirigido por John Landis e escrito por Landis e Michael Jackson, não foi editado ou recortado de forma alguma.
Optimum Productions contatou Landis e, juntos, supervisionaram um elaborado e intenso processo que começou resgatando a película original de 35mm dos arquivos de Jackson e resultou em uma conversão 3D do aclamado filme, utilizando a mais recente tecnologia disponível.

Para complementar os visuais aprimorados, incluindo a música, os efeitos sonoros de Elmer Bernstein, também foram atualizados para 5.7, 7.1 e Atmos standards, para criar a experiência de áudio e visual de alta qualidade para visualização nos cinemas e teatros. É como Michael e Landis pretendiam que o filme fosse apreciado.

Ao fazer o anúncio, John Landis disse: “Estou tão feliz por ter tido a oportunidade não só para restaurar, mas também melhorar Michael Jackson’s Thriller! Aproveitamos os notáveis avanços de tecnologia para adicionar novas dimensões de áudio visual e levar a um nível totalmente novo.
Apesar de que Thriller foi gravado na forma tradicional, pude usar o 3D de maneira criativa. Permita-me avisá-los que... terá uma surpresa bastante chocante lá!”

John Branca e John McClain, co-executores do Espólio de Michael Jackson, comentaram: “Michael Jackson fez de Thriller uma rica experiência teatral: divertida, amigável, assustadora e simpática. Ninguém antes ou depois fez nada similar. Michael Jackson’s Thriller 3D é uma versão moderna e tecnicamente melhorada da visão original de Michael e John Landis, e achamos que vai encantar os fãs.”

Desde o início, Michael Jackson e John Landis decidiram produzir Thriller com uma estética de filme em mente. Michael era um fã do filme “Um Lobisomem Americano em Londres” e contatou Landis para colaborar no projeto. O vencedor de vários Oscars de Melhor Maquiagem, Rick Baker, foi responsável pela incrível transformação de MJ e sua equipe. Michael Peters colaborou na coreografia. John Branca, advogado de Michael na época e co-executor do Espólio, juntamente com John McClain, conseguiram um contrato com a MTV e Showtime para o primeiro documentário “making of” deste tipo, Making of Michael Jackson’s Thriller, e assim, compensar o custo do filme.

Thriller estreou no Teatro AVCO de Los Angeles em 1983 e a casa estava cheia todas as noites por três semanas. Nenhum outro vídeo musical gerou tanta excitação; segurou tanta atenção; e ainda é o único vídeo musical incluído no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos EUA. É conveniente que Michael Jackson’s Thriller 3D e Making of Michael Jackson’s Thriller façam estreia no Festival de Veneza, o festival de cinema mais antigo do mundo. Making of Michael Jackson’s Thriller estava disponível em VHS em 1983-1990, e não voltou a estar à venda desde então, sob qualquer forma. Sua apresentação em Veneza marcará a primeira vez que este renomado documentário é exibido em um teatro.


Festa no Brasil:

No Brasil, (Rio de Janeiro), fãs de Michael Jackson vão ganhar festa celebrando o aniversário de 59 anos de MJ e em comemoração ao lançamento de Thriller 3D, no dia 27 de agosto, com direito a exibição da versão ORIGINAL do curta-metragem clássico de Michael Jackson.
+ informações em: http://bit.ly/2vJaOuO





Tecnologia 3D em Thriller: Muito Barulho por nada?

A tecnologia utilizada para a reedição de Thriller em formato 3D, na verdade, não é nova e não apresenta nenhuma grande novidade para a experiência do usuário.
Para a visualização 3D são necessários óculos especiais como os da imagem acima.
As produtoras de cinema alertam que nem todos conseguem visualizar a tecnologia, especialmente pessoas com problemas mínimos de visão, que estão sujeitas a sofrer dores de cabeça, lesões oculares e náusea.

Nos filmes em 3D, os cenários, as pessoas e até mesmo os personagens de desenho podem ser visualizados tridimensionalmente, como se fossem reais e estivessem mais próximos de nós. Assim, a ideia dos produtores destes é "enganar" nosso cérebro e nossos olhos, fazendo-os pensar que estão diante de um espaço tridimensional e não à frente de uma tela bidimensional comum.

Para entendermos o funcionamento do cinema 3D, é fundamental que saibamos que os seres humanos possuem visão binocular, de modo que cada olho enxerga uma imagem diferente, sendo o cérebro o responsável por combiná-las em uma única imagem.

A diferença angular (quase imperceptível) entre estas duas imagens, denominada desvio, é utilizada pelo cérebro para ajudar na percepção de profundidade. É exatamente por esta razão que, ao perder a visão de um dos olhos, as pessoas perdem também a noção espacial.

As produções de filmes 3D utilizaam imagens anáglifas para aproveitarem a visão binocular e o desvio. Estas imagens incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul (ou verde).

Assim, quando desejmos assistir a estes filmes, faz-se necessáro utilizarmos um óculos 3D com uma lente vermelha e a outra azul (ou verde).
Estas lentes "obrigam" um olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra, a seção azul (ou verde).

Confira um vídeo produzido em tecnologia 3D - Caso você possua um óculo 3D, aproveite pata ter uma amostra de como será o Thriller 3D:




Riscos para a saúde?

Devido às diferenças entre as duas lentes, presentes nos óculos "3D", que o cérebro interpreta um vídeo, produzido em 3D, como uma imagem de três dimensões. Entretanto, por conta da utilização de lentes coloridas, a coloração da "imagem final" não é precisa, de modo que há dados que relatam que esta tecnologia pode trazer muitos problemas para as pessoas como dores de cabeça, lesões oculares e náusea.

Os seguintes serviços foram prestados para a criação de Michael Jackson’s Thriller 3D:
Restauração de filme 2D – Deluxe Lab
Conversão de filme 3D – Legend3D
Trabalho de Som – NBCUniversal Studio Post Feature Sound, Humberto Gatica e Martin Nessi

Visite o site oficial de Thriller 3D com fotos e vídeos: www.mjthriller.net

Fontes:
http://www.sofisica.com.br
http://www.mjthriller.net