17 de maio de 2016

Irmão de Michael Jackson, Tito Jackson grava clipe no morro Santa Marta

Duas décadas depois, a história é reeditada sob uma voz familiar. Um dos irmãos de Michael Jackson e ex-integrante do quinteto Jackson Five, Tito Jackson subiu o morro Santa Marta, na tarde da última segunda-feira, para gravar um clipe com Mart’nália e lançar o projeto social “Winning by giving”, que ensinará técnicas de plantio e cultivo de alimentos orgânicos à população do lugar. A visita animada, com crianças em euforia para clicar fotos com o astro, remontou o histórico 31 de março de 1996, data em que o Rei do Pop filmou o emblemático clipe “They don’t care about us”, com a favela ao fundo. Foi um retorno ao passado.

— Meu irmão era uma pessoa de paz e amor. Vir aqui, fazer parte disso e sentir toda essa energia boa é algo maravilhoso. Essa estátua com a imagem do Michael me tocou profundamente. Fiquei realmente balançado — contou Tito, beijando a escultura com a reprodução do irmão, na laje que se tornou ponto turístico da comunidade: — Agora entendo a razão de Michael ter vindo para cá. Quero voltar outras vezes! Minha ideia é continuar o que ele começou. O povo brasileiro é muito bonito, amável e quente. É isso o que realmente amo. E é algo natural, sabe? Estive aqui há 35 ou 40 anos, na época do Jackson Five, e lembro do amor que recebi e compartilhei nesse país. Hoje, tudo continua a mesma coisa. É maravilhoso!

No tour pela favela, o cantor embarcou no elevador inclinado, participou da plantação de hortaliças, circulou por becos e vielas, admirou a vista da cidade e arriscou passos de samba. O último feito foi culpa de Mart’nália. “É assim que faz, ó! É só mexer os pés e balançar o corpo”, ensinou a filha de Martinho da Vila, entusiasmada com o gingado do americano.
— Ele tem jeito! A família faz parte do nosso baile! Mais do que nunca, estou me sentindo uma Jackson — brincou a sambista, que fará um show ao lado de Tito em julho, em Porto Seguro (BA): — Ainda não entendo direito por que me escolheram para cantar com ele... Mas fiquei feliz, né? Tito é maneiro. É como se fosse um primo meu, sabe?



CONFIRA O VÍDEO

Imagens:
Urbano Erbiste / Agência O Globo
Aníbal Philot / Arquivo/11.02.1996

Conteúdo publicado originalmente em: http://extra.globo.com
Por: Gustavo Cunha