15 de abril de 2016

MJ in the Mirror: Micael Jackson e 'Os Amigos Invisíveis" venezuelanos

Nosso colunista, José Netinho, é fã de Michael Jackson desde os 16 anos, e descobriu o astro através de Stevie Wonder, já que é apaixonado por Soul Music.
No segundo artigo de sua coluna "MJ in the Mirror", Nettinho fala sobre a banda venezuelana "Los Amigos Invisibles", que traz sonoridades inspiradas na era "Off the Wall", com arranjos bem elaborados e uma fantástica vibração musical.
Confira:

Como combinado, no meu primeiro artigo na coluna MJ in the Mirror,  (CLIQUE AQUI para ler o primeiro artigo de Nettinho) fiquei de falar um pouco sobre a influência da música de Michael Jackson no pop venezuelano. Vale relembrar que tomo por referência o legado do grande Rei, na formula básica musical: bateria, baixo, guitarra, teclado e – no caso da banda venezuelana que apresentarei- a percussão. Nos tempos atuais em que a música pop virou sinônimo de pouca elaboração instrumental, bandas que tomam o exemplo de MJ (sobretudo a partir do Off the Wall) se destacam para as pessoas que tem bom ouvido e gosto.

Apresento a vocês a banda Los Amigos Invisibles. Esta banda não é tão recente, pois seu primeiro disco é do ano de 1998, porém iremos mostrar músicas mais recentes do grupo. Estes rapazes de Caracas se auto intitulam adeptos da "sexy culture". É fácil observar isto no conteúdo das letras feitas por eles, sempre fazendo menções a um amor erótico, tendo um casamento perfeito entre a sensualidade das letras com o ritmo proposto por eles.

Quem é um pouco conhecedor do cenário pop mundial irá identificar no grupo elementos que os remetam ao acid jazz, um estilo musical em que há uma sincronia entre a soul music (mais voltado pro pop), experimentalismo, bossa nova e dança. Digamos que Los Amigos Invisibles seja um “Jamiroquai latino-americano”. Óbvio que esta generalização não dá conta da realidade. Já que os discos posteriores ao primeiro mostram uma evolução da banda, trilhando seu próprio caminho.

Com suas letras, na maioria cantadas em espanhol, esta banda faz um belíssimo trabalho de unir o pop mundial (como elementos do MJ) com os elementos musicais locais da Venezuela. Vemos isto na influência e importância da percussão em todos os álbuns da banda, assim como a nítida roupagem de ritmos latinos na música. Em minha opinião, eles são geniais em fazer este trabalho de misturar o que é do mundo (pop) com o que é local (o espanhol, os ritmos latinos, a percussão e a dança). Acho muito atual e moderno o som dessa banda venezuelana.

Vamos ao principal: às músicas

Como já dito aqui, Los Amigos Invisibles não é tão recente, porém, como o combinado para esta coluna seria falar sobre músicas atuais, estarei mostrando apenas músicas de praticamente nossa década, a partir do disco Commercial(2009).

Destaco este disco, pois foi um divisor de águas na banda. A partir deste CD, o grupo adotou mais uma postura de pop atual, ao mesmo tempo que permanece o espírito venezuelano da banda. Vemos uma melhor qualidade na masterização e produção do disco em si, fazendo com que a banda desse um salto de qualidade musical, porém mantendo o mesmo preceito de pop, com um instrumental forte. Destaco algumas músicas onde vemos o perfeito casamento entre o pop (mais voltado pro legado de Michael Jackson) e a originalidade da banda:



Nesta música podemos observar a qualidade sonora de produção em estúdio. Unindo os instrumentos clássicos do pop e a percussão tocada na marcação de tempo tipicamente latinas, Los Amigos Invisibles conseguem se destacar em todo mundo. Eles mostram que pode ser feita uma boa música pra transar, dançar, se divertir ao mesmo tempo em que matem-se a qualidade musical, do ponto de vista instrumental.

Essa música dispensa comentários.

Por último gostaria de deixar uma música que finaliza o último disco, "RepeatAfter Me" (2013).



Essa música mostra um refrão típico do Michael Jackson, onde usa-se a técnica de duplicação de voz para dar um efeito de preenchimento vocal. Genial!!!

Enfim, não dá pra sentir toda a banda a partir apenas destas músicas. Ao leitor que se interessar, fica a dica de ouvir os primeiros discos do Los Amigos Invisibles, que são muito bem compostos, sempre fazendo uma música pop de qualidade. Outra dica é ouvir essas músicas durante o sexo, vale a pena!

Imagens: Capa: MJVIPClub - Reprodução Web
Por: José Nettinho - Exclusivo para o MJVIPClub
(Enviado em abril de 2016 - Revisado e pulicado por Eduardo Moraes em 18/02/2016)