1 de março de 2016

Novo livro 'Motown: The Sound of Young America' revela histórias e fotos do Jackson 5 e outros grandes artistas

"Eu queria vender toda a música para todas as pessoas: brancos, negros, judeus, polícias e ladrões",  disse o compositor e ex-boxeador amador Berry Gordy, que, com apenas 29, lançou sua própria gravadora. Em 12 de janeiro de 1959, com apoio financeiro familiar (800 dólares), Gordy fundou a "Tammy Records" - que, mais tarde, tornaria-se a "Tamla Records", por problemas de direitos autorais.


Três anos depois, Berry Gordy fundiu a "Tamla" com "Motown", um outro projeto que ele tinha.
A nova gravadora conservaria este último nome, acrônimo de Motor Town (cidade dos motores).

O impacto da nova gravadora se fez já na década de 1960.
A Motown estava a caminho de se tornar o maior negócio de propriedade de negros da América, com um cast de artistas como "The Miracles", "Stevie Wonder", "Marvin Gaye", "The Temptations", "Martha & the Vandellas", "The Four Tops", "The Supremes", "Lionel Richie" e "Michael Jackson", entre outros.

Gordy foi reconhecido pela boa ética de trabalho, que ele trouxe para a Motown, evoluindo uma linha de produção musical que se espelhava na fábrica de automóveis de Detroit na qual ele havia trabalhado.

O empresário Foi extremamente esperto realizando pesquisas entre grupos de adolescentes para perguntar se eles iriam comprar um determinado produto da Motown ou um cachorro-quente.

A partir da década de 1970, entretanto, o êxito da empresa se reduziu consideravelmente, mas sua influência segue até hoje.

Em julho de 1988, Gordy vendeu os expedientes da Motown a MCA por US$ 61 milhões, que por sua vez os repassou a Polygram por US$ 325 milhões de 1993.

Gordy entrou na calçada da fama do Rock and Roll em 1990. No final de 1994, foi lançada a biografia oficial de Gordy. Em 1995, foi lançado um álbum Tributo a Berry Gordy.

Concorrendo diretamente com nomes como "The Beatles" e "Dusty Springfield", a Motown se tornou uma sensação nos anos sessenta e cresceu através dos anos setenta e oitenta, assim como suas estrelas, Jackson 5, Lionel Richie, Rick James e tantos outros.

Suas histórias surpreendentes, juntamente com fotos raras do arquivo Motown, foram reunidas em um livro, definitivo, que revela a luta épica para estabelecer esta revolução musical

O livro, que contém 400 páginas, será lançado no dia 14 de março (2016), mas já encontra-se em pré-venda, na Amazon.

CLIQUE AQUI para comprar seu exemplar.

Imagens: Reprodução Internet

Pesquisa/Tradução/Adaptação: MJVIPClub
Fontes: Wikipedia/DailyMail & Thames & Hudson/MJVibe