29 de julho de 2015

Joe Jackson: renegado pela família e acusado de espancar Michael Jackson vira queridinho no Brasil

Empresário artístico veio ao País para comemorar aniversário e divulgar uma mostra

A passagem de Joe Jackson pelo Brasil deixa uma dúvida no ar: a quem interessa a presença do empresário por aqui? Mais ainda, a que se deve a glamourização de sua vinda? O pai de Michael Jackson, mesmo sendo uma figura para lá de controversa — questionado, principalmente, por seus familiares — recebeu tratamento de estrela e foi paparicado por famosos que colaram na sua imagem. Vale tudo para se promover?

É de conhecimento público que a trajetória de Joe é marcada por polêmicas. Em 2012, Katherine, mãe de Michael, se separou do marido alegando que ele era mulherengo e só estava com ela por ter interesse na fortuna deixada pelo filho.

Ainda nos anos 80, o Rei do Pop revelou que seu pai não era apenas um empresário artístico bem sucedido que estava por trás de um dos maiores fenômenos pop da história, o Jackson 5. Para chegar a esse ponto, ele explorou os próprios filhos e abusou deles física e mentalmente.

Jackson relatou diversas vezes que só de pensar no pai, sentia ânsia e muitas vezes chegava a vomitar. Chicotadas, pancadas e xingamentos fizeram parte do treinamento que os integrantes do Jackson 5 passaram para atingir a excelência musical, segundo o artista. Quem mais sofria era o próprio Michael, caçula e também o mais talentoso, sensível e frágil dos filhos.

Não à toa, ele excluiu o pai do testamento que deixou pronto antes de morrer. Durante a vida, o cantor fez de tudo para se afastar de Joe. A primeira cirurgia plástica de Michael foi motivada pela constante humilhação a que era submetido, já que Joe fazia piadas sobre o nariz largo do filho desde a infância.

Talvez buscando aceitação paterna, o cantor afinou o nariz durante toda a vida, até que essa parte do corpo se transformasse apenas em dois orifícios no meio do rosto. É difícil dizer se todos os conflitos psicológicos enfrentados por Michael durante a carreira estão relacionados com a conturbada convivência com o pai. Mas, pelo menos em parte, isso contribuiu para a problemática vida adulta do cantor.

No show business norte-americano, Joe não é uma figura bem aceita e nem prestigiado. Nada mais natural que ele tenha vindo para o Brasil garantir alguns contratos e cachês. Nos Estados Unidos, certamente ele teria dificuldade maior para conseguir tanta simpatia. Se conseguisse.

A falta de memória de alguns famosos — ou simplesmente o oportunismo — garantiram que no Brasil Joe fosse alvo de homenagens, festas, jantares, fechamento de negócios e até participação no clipe Moonálcool, do cantor Thiago Mateus. Pior: Joe veio ao País para promover uma exposição sobre a família Jackson. Mesmo no fim da vida, ele continua lucrando com os filhos.

O mais estranho, porém, foi a festa de aniversário de Joe, que aconteceu em 26 de julho, e não teve a presença dele. Após sofrer um AVC na noite de sábado (25), o empresário ficará internado no hospital Albert Einstein por duas semanas. Mas o problema não foi o suficiente para que famosos deixassem de comparecer ao evento, que custou nada menos que R$ 600 mil (obviamente, a grana não saiu do bolso de Joe).

E a festa aconteceu normalmente. Pelas selfies publicadas nas redes sociais, ninguém parecia se importar com o estado de saúde de Joe. E muito menos em associar à imagem com uma pessoa que não é bem vista sequer pela família. O importante foi aparecer a qualquer custo.

Imagem: Reprodução R7

Por Helder Maldonado/Portal R7

Link original: http://m.r7.com/article/entretenimento/55b6bf11a4fd54447d0082cf