19 de agosto de 2014

Xscape/A Place With No Name/Videoclipe: Edição ou censura? Fã atenta define

Fã afirma: O sentido da letra de "A Place With No Name" calou a verdade de MJ na edição para o videoclipe
Ana Vasconcelos (foto ao lado) é uma dessas fãs de Michael Jackson que amamos. Polêmica, participativa e opinante, além de exímia observadora.
Sabe avaliar os fatos e os coloca em textos que nos ajudam a questionar.
Como de costume entre os membros de nossa equipe, regularmente visitamos perfis de nossos seguidores para sabermos o que eles andam pensando!

No dia 16/08, enquanto dávamos uma espiada na linha do tempo dessa fã fervorosa, encontramos esse texto com uma observação super bem colocada.
Ana, que vive em Fortaleza (CE), é o que chamamos de "MJLITANTE", uma militante de Michael Jackson, e por esse motivo, achamos adequado republicarmos o texto que merece ser lido por fãs atenciosos em nosso site.

Segundo Ana, um trecho importante da canção "A Place With No Name" foi simplesmente excluído da versão final do videoclipe lançado em 13/08/2014.

Confira o texto de Ana Vasconcelos, cedido gentilmente para o MJVIPClub:

A Place With No Name: Edição ou censura?

"Apenas um tema rápido para resolver um problema que vem na minha mente há algum tempo e, recentemente, aumentou pelo lançamento de A Place With No Name.

Quando o vídeo estreou, eu assisti com muita emoção e expectativa, assim como milhares de fãs de MJ em todo o mundo.

No entanto, eu estava tão envolvida em prestar atenção ao visual que eu não percebi algo muito óbvio sobre as letras: uma parte inteira do bridge está faltando! .... talvez muitos fãs já perceberam isso dãã!

As linhas em questão são as que se seguem logo após de: “This place is filled with love and happiness/ And not a world could I wanna leave”

Na versão completa, uma vez que é cantado na demo e em ambas as versões de faixas de Xscape, o verso prossegue, afirmando:

Bridge (trecho da letra) que foi excluído do clip:

'So then I went in my pocket took my wallet on out
With my pictures of my family and girl
This is the place that you choose to be with me
When you thought you could be in another world'

No entanto, que a omissão de tal flagrante foi feito para um vídeo que vai ser visto por milhões de pessoas. Por que isso é importante?

Porque é uma omissão que sempre tão sutilmente muda todo o significado da canção. Embora não seja incomum para essas edições, às vezes, são feitas no interesse de tempo, essa desculpa não pode realmente ser aplicada aqui.

Edições de rádio ocasionalmente cortam partes de uma seção instrumental, ou trechos desaparecem nos poucos segundos finais de uma faixa, para economizar alguns minutos do tempo, mas raramente tem linhas inteiras e versos cortados da canção.

Eu posso pensar em algumas exceções em que isso foi feito, voltando para algumas músicas que me lembro desde a minha juventude, onde, após finalmente ouvir a versão do álbum completo de uma música, eu diria, 'Oooh, havia um outro verso inteiro lá. Eu nunca ouvi falar antes!'

Mas em todos os casos, aquelas eram faixas ou excessivamente longas ou casos em que alguns versos tinham sido censuradas devido a letras polêmicas. Nenhuma justificativa parece realmente se aplicar aqui.

A duração de "A Place With No Name", mesmo com o bridge completo intacto, é cerca de apenas 4:36, bem dentro da duração média da maioria dos singles lançados hoje. A linha omitida acrescenta, na melhor das hipóteses, um adicional de 30 segundos ou mais para a música, e acho que é difícil justificar de que esses 30 segundos a mais ou para menos seria um "fazer ou quebrar" na medida do comprimento.

Nem há qualquer outra razão, obviamente justificável para omitir a letra, só que por qualquer razão, parece que alguém queria "ajustar" uma distorção triste da canção.

A linha omitida é crucial para o significado geral da música, porque, assim como acontece com muitas das músicas de Michael sobre ceder às tentações da luxúria, torna-se um conto moralista sobre as consequências de suas ações. O narrador está, obviamente, gostando de ser levado para lugares que ele nunca foi, mas as fotos de sua família e namorada na carteira são um lembrete chocante de sua realidade.

Não está claro, no final, o que a decisão final é, ou onde sua lealdade recairá, mas o fato de que ele deve refletir sobre o preço de que a decisão final é o ponto crucial de toda a canção.

Assim como em Billie Jean, Dirty Diana, Dangerous, Blood on the Dancefloor e tantos outros sucessos, Michael está nos levando profundamente na mente masculina e tomando alguns hits fortes no que transparece quando a luz e a escuridão colidem.

Ao eliminar essas linhas, retira-se o elemento "consequência moral" da música e ela fica rezudida a apenas uma espécie de brincadeira sexy. A ênfase aqui é a luz e a alegria de que há utopia, mas isso é apenas uma parte do quadro como essa visão utópica, eventualmente, torna-se maculado para o narrador.

Meu palpite é que eles queriam manter a mensagem aqui otimista e positiva. Talvez ela tenha se tornado problemática tentando descobrir como trabalhar esse elemento da canção em conceito do vídeo. Mas a resultado final é: Eles deveriam ter encontrado uma maneira.

Tão sutil quanto tudo isso pode ser, o fato de que isso está acontecendo em outras é um pouco perturbador. Tais práticas não fazem nada para garantir aqueles que já são contra a ideia de lançar a música de Michael postumamente em princípio.

Eu certamente não sou contra a nova música que está sendo lançada, mas eu quero ouvi-la EXATAMENTE como Michael a escreveu e cantou. Ajustando suas linhas, editando-as ou imprimindo letras incorretamente no livreto (especialmente se for feito propositadamente para deturpar) não é aceitável para mim.

Eu posso entender quando isso é feito para consideração da duração, por exemplo. As canções devem ser abreviadas para shows como o "Cirque du Soleil" como mostradas nos programas de TV "So You Think You Can Dance".

Mas, mesmo assim, um grande cuidado é tomado geralmente para que todos os elementos importantes da música sejam mantidos; nada que possa realmente alterar a integridade da canção, alterando o seu significado.

Mais uma vez, a omissão dessas linhas em" A Place With No Name" não faz sentido do ponto de vista de edição e não parece haver nenhuma razão lógica para isso."

Por: Ana Vasconcelos - 16/08/2014

Imagem: MJVIPClub
Edição de texto: MJVIPClub