19 de julho de 2012

Pássaro imita Michael Jackson na dança do acasalamento

Até onde você iria para conquistar uma garota? Os dançarinos, aves encontradas em florestas tropicais das Américas Central e do Sul, fazem de tudo para impressionar uma parceira. Os machos estufam o peito, abrem as asas, mudam de forma e executam coreografias dignas de apresentação nos melhores teatros do mundo. 
O dançarino-da-cabeça-vermelha é um dos mais famosos, pois desliza sobre o galho como se estivesse dançando o moonwalk. 
Esse passo lhe conferiu o apelido de Michael Jackson.Mas não pense que a vida de um pop star é fácil. Os dançarinos devem dar duro para aprender a coreografia. As fêmeas são muito seletivas e não irão escolher um parceiro após uma única apresentação. Afinal pode ser que ele só estivesse num bom dia. Elas irão retornar, algumas vezes, para ter certeza que irão ficar com o melhor dançarino.Assim os machos ficam ensaiando no mesmo local (chamado de lek) para aperfeiçoar seus passos. Mesmo sem nenhuma fêmea por perto é possível vê-los em performances fantásticas. Mas aprender a dançar sozinho é difícil, e os jovens machos se utilizam de uma estratégia peculiar para se tornarem celebridades.


Machos adultos exibem cores vibrantes – vermelho azul ou amarelo – para chamar a atenção das fêmeas, que são bem mais discretas (como precisam ficar no ninho durante um bom tempo é melhor permanecerem camufladas). Jovens machos possuem a plumagem muito semelhante à de suas mães e, quando chegam próximos de um lek, se comportam como dançarinas para enganar os machos adultos que começam suas apresentações. Assim, os aprendizes têm a oportunidade de olhar os passos bem de perto. Em alguns casos extremos o jovem permite que o adulto copule com ele só pela experiência de aprender a dança do acasalamento.Isso é que é vontade de conquistar uma parceira!

Fonte: Abril