14 de agosto de 2011

Agradecimento aos pais


Surgida há mais de 4.000 anos na antiga Babilônia, por um jovem que criou um cartão desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai, o Dia Dos Pais tem data que apresenta variáveis. Em 27 países, incluindo os Estados Unidos, ela é comemorada no terceiro domingo de junho. Para nós, brasileiros, a implementação da data sendo o segundo domingo de agosto é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, que visava o incentivo às vendas do comércio e maior faturamento de seu jornal.
Havendo ou não uma data oficial para celebrarmos aquele que nos construiu genética, emocional e socialmente, estamos todos conectados com a figura que no dia-a-dia nos traz segurança, proteção, amparo. Efetivamente, é o que todos procuram em seus pais. Nossos passos tornam-se mais e mais firmes se tivermos o estímulo para acreditarmos que eles são assim.
O papel do pai, para alguns homens, é percebido de forma mais profunda. Neste caso, os filhos são afortunados, porque podem desfrutar de relações ricas, onde a formação do caráter do ser humano é um aspecto realmente valorizado. Onde o entendimento da educação, da formação de alguém, é verdadeiramente levado a sério. Essas serão pessoas mais fortes, sem dúvida.
Michael Jackson viveu à espera de uma afetividade que jamais viria, por parte de seu pai, Joseph. Acredito que o que trouxe uma maior compreensão desta limitação de seu pai não foi só sua própria maturidade, mas sua enorme sensibilidade para a vida, de forma geral. A compaixão e a generosidade genuínas como traços de sua personalidade. E, enfim, o amor que ele nutria pelo pai, mesmo que nunca manifestado da forma sonhada por toda uma vida.
O próprio Michael, no entanto, depositou em seus filhos toda a carga de afetividade, aconchego, proximidade que aprendeu desde cedo ser o que gostaria para si próprio.
Sem deixar a tradicional educação de lado, foi presente, amoroso, responsável, um grande incentivador do potencial de cada um, muito consciente de seu papel.
Ao assistirmos Prince, Paris e Blanket falando, agindo, ou depoimentos de pessoas próximas, podemos atestar o excelente pai que Michael foi.
Sinto tanto por eles. Por essa ruptura imposta pela vida, enfim. Pela perda de todas as oportunidades de aprendizado que teriam com este pai tão especial.
Mesmo assim, a torcida de todos nós que amamos Michael, é tão cheia de amor e carinho, que esperamos, com isso, criar um grande abraço em torno deles.
A canção do vídeo "You Raise me Up" (você me eleva) traz,em sua letra, muito do que Michael representa para todos nós e, principalmente, para seus filhos. Como sua incorporação foi desativada, acesse CLICANDO AQUI.
Aos pais que estão ou não entre nós, parabéns pelo dia, parabéns pela jornada, pelo esforço. Muito obrigada!



Por Angella Wains