24 de junho de 2011

Para lembrar: Um pouquinho de Michael no Brasil - 1993


É maravilhoso rever estas imagens. Um registro para amenizar um pouco a saudade, lembrando de uma das vezes em que Michael esteve entre nós, brasileiros.
Dando suporte ao lançamento de seu oitavo álbum, "Dangerous", de 1991, a turnê mundial de mesmo nome teve início em 1992. O Brasil estava incluído em sua segunda parte, terceira etapa de todo o projeto. Nas datas de 15 e 17 de outubro de 1993, Jackson realizou shows com o estádio do Morumbi, em São Paulo, totalmente lotado na segunda apresentação, dia que contou com um áudio mais apurado.
A narração que ouvimos é do pessoal da rádio Transamérica, que detinha exclusividade dos direitos de transmissão do show, sendo esta a primeira feita digitalmente via satélite ao vivo, no Brasil.
A intervenção dos narradores era informativa mas também divertida. Ao longo do show, pequenos erros de identificação de nomes, gafes nas entrevistas ou na empolgação do repórter de campo na admiração por Michael, um leve nervosismo diante do gigantismo daquele espetáculo, deram um toque incrível de descontração e humor à transmissão.
Particularmente, gosto do posicionamento distante da câmera, mudando nosso olhar habituado às minúcias que os enquadramentos dos DVDs permitem.
Gosto demais de ver Michael como um bonequinho e a totalidade do palco de uma vez só, percebendo melhor toda a marcação, a incidência da iluminação, os tempos entre os movimentos do grupo, os desenhos formados pela dança em conjunto.
E, é claro, destaque para a beleza do calor do público brasileiro, vindo de todo canto do país, com seus aplausos, gritos, correspondendo a cada provocação de Michael. Seu sorriso, gestual, seus passos mais famosos, os eletrizantes gritinhos agudos, os momentos serenos, mais sensuais e românticos...para tudo havia uma reação bastante eufórica, cheia de paixão.
Ao mencionar o Brasil em um de seus vídeos da conhecida série gravada em sua sala de cinema de Neverland (Michael Jackson Private Home Movies), ele se refere aos fãs , de como ele apreciava este carinho especial, a receptividade calorosa e amorosa.
Também nós - e não necessariamente por sua vinda à nossa terra - o apreciamos muito pelo tratamento dedicado aos que o amavam. Invariavelmente, de respeito, de comprometimento.



Por Angella Wains