30 de junho de 2011

Famosos interpretam versões de clássicos do Rei do Pop

Há dois anos, o mundo pop perdia Michael Joseph Jackson. De garoto talentoso e precoce a estrela global confinada dentro da própria fama, sua trajetória baseada em genialidade (e excentricidade) ajudou a construir o conceito de artista que se refletiria durante os anos em que esteve em atividade.

Seja no início dos trabalhos com o Jackson Five, em carreira solo ou em parcerias com outros nomes ilustres da música, sua influência ainda pode ser encontrada em várias vertentes da indústria de entretenimento contemporânea. Uma prova disso é a grande quantidade de artistas que prestaram tributo ao Rei do Pop antes e depois de sua morte.
O site Vírgula separou algumas versões para clássicos de Jackson.

Confira:

Justin Bieber

O ídolo teen já deu entrevistas afirmando que é praticamente impossível cantar uma música de Michael Jackson com uma interpretação tão marcante quanto nas gravações originais do artista. Apesar disso, Bieber não se intimidou: em seus shows, o cantor apresenta uma versão de Wanna Be Starting Something, com direito a um momento de coreografias especiais de seus dançarinos.

Coldplay

Chris Martin e cia gravaram esta versão de Billie Jean para um programa de rádio e a música acabou fazendo parte do setlist do Coldplay em inúmeros shows, marcando um momento mais intimista de suas apresentações.

Bruno Mars

Neste vídeo, o garoto prodígio Bruno Mars presta homenagem a Jackson com um medley de The Way You Make Me Feel e I Want You Back, esta última pincelada do repertório da época que Michael ainda fazia parte do Jackson Five.

Caetano Veloso

Até mesmo Caetano Veloso já fez questão de incluir uma canção do Rei do Pop em seu repertório. Nesta versão, Billie Jean aparece com uma parte de sua letra traduzida e adaptada para o português. No final, o cantor ainda conseguiu encaixar uma estrofe de Eleanor Rigby, dos Beatles.

Charlotte Church e Amy Winehouse
Nesta versão de Beat It, apresentada no programa de TV de Charlotte Church no Channel4, o que mais chama atenção são as diferenças entre as posturas das protagonistas do dueto. Charlotte é a boa moça com técnica vocal e performance contida, enquanto que Winehouse atropela algumas frases para encaixar as estrofes na melodia. Melhor acreditar que ela não estava bem ensaiada, certo?

Beyoncé
Esta é uma versão bem curta de I Wanna Be Where You Are, mas com direito a um pequeno discurso saudosista de Beyoncé sobre o início das Destiny's Child.

Janelle Monáe

A suingada I Want You Back caiu como uma luva para o timbre agudo da performática Janelle Monáe. Se você fechar os olhos, em alguns momentos é possível relembrar o jovem Michael cantando e dançando, acompanhado do Jackson Five.

Faith No More

O Faith No More sempre foi mestre em fazer covers inusitadas. A forma na qual Mike Patton cantaBen chega a soar satírica, mas mesmo assim denota que o Rei do Pop pode alcançar até mesmo a sensibilidade dos que preferem um som mais pesado. Mesmo que seja apenas para preparar terreno para o vocalista ter um momento mais chegado ao seu público.

Fonte: Vírgula