30 de maio de 2011

Para lembrar: "SMILE": Uma das canções favoritas de Michael, na voz de Janelle Monae

Tida como uma das canções favoritas de Michael Jackson, e carinhosamente cantada por seu irmão Jermaine no memorial público de quase dois anos atrás,  SMILE ganhou, em 2010, uma nova roupagem, com uma veia jazzística, através da interpretação de um dos mais jovens nomes do R&B e Pop, a talentosa cantora Janelle Monae.

Para falarmos um pouquinho sobre esta bela canção, vamos voltar no tempo, até 1936. Ano em que Charles Chaplin a compôs como tema para um dos últimos filmes da era do cinema mudo,"Tempos Modernos".  Uma obra carregada de forte crítica social, e que mostrava uma vez mais, a genialidade de Chaplin na arte de mesclar a doçura dos sentimentos mais puros com a amargura de tempos difíceis enfrentados pelo cidadão comum após a grande depressão de 1929 e a adaptação à era industrial.


A partir de 1954, quando John Turner e Geoffrey Parsons acrescentaram letra à melodia original, Smile foi gravada por inúmeros artistas. Uma das mais conhecidas versões foi a de  Michael Jackson, que a considerava  uma das canções mais importantes de sua vida. Ele a gravou em seu álbum HIStory: Past, Present & Future Book 1, de 1995. Ele tinha a intenção de lançá-la como 8º single do álbum, mas a ação foi cancelada.

SMILE é uma daquelas canções que ficam registradas por todos, desde a época das Big Bands, até a era da cultura Hip Hop.




“Emocionalmente, estive ligada a esta música por muito tempo”, diz a artista da Bad Boy Records, explicando porque decidiu gravar este sucesso, composto meio século antes de seu nascimento. “É um clássico. E foi interpretada por muitos grandes nomes. Stevie Wonder, Nat King Cole, Frank Sinatra, Judy Garland.

Foi a versão de Wonder, de 1962, que a fez chorar, logo no primeiro instante em que a ouviu.



Tradução e adaptação: Angella Wains
Fonte: Billboard.com