29 de abril de 2011

WE HAD HIM



A escritora, poeta, e historiadora Dr.Maya Angelou dedicou esse extraordinário poema a Michael Jackson e pediu a Queen Latyfah que o lesse durante seu discurso no Memorial Público em 7 de julho de 2009, no ginásio Staples Center, em Los Angeles.

O discurso de Latyfah foi eloquente, e teve a sua pessoal e verdadeira dose de emoção. Ela recordou um momento feliz da infância, dizendo que um dos primeiros discos que ela e o irmão compraram foi Dancing Machine.E que dançavam os passos de robô, tentando fazer como os Jackson Five. Após uma pausa, agradeceu diretamente aos irmãos ali presentes. Uma atitude bonita e comovente. Ela representou milhões de pessoas que tiveram aqueles meninos como parte de suas vidas.
Para assistir ao discurso de Queen Latyfah, CLIQUE AQUI.

Porém,a escolha deste video para acompanhar o poema "WE HAD HIM" (nós o tivemos), teve como base a imagem de seus pés dançantes. O detalhamento da execução de alguns movimentos- como a sua singular pirueta, a parada nas pontas dos pés, o moonwalk,etc.- foi determinante. Iluminados praticamente apenas o par de mocassins e as meias brilhantes, o espetáculo simplesmente acontece.Somos capazes de sentir o ritmo da canção através da imagem de seus pés batendo compassadamente. Magia em câmera lenta, que nos permite o deleite, com calma, de apenas um dos talentos que habitavam dentro deste ser humano tão nobre, sem paralelos.
Maya Angelou nos mobiliza quanto à consciência que comumente nos falta para perceber e valorizar o que recebemos da vida. De Deus.

NÓS O TIVEMOS
Amados, agora sabemos que realmente não sabemos nada.
Agora, que nossa brilhante e reluzente estrela pode escapulir por entre nossos dedos, como o sopro de um vento de verão...
Sem aviso, nosso caro amor pode escapar do nosso abraço afetuoso. Cantar nossas canções entre as estrelas, e dançar por toda a superfície da lua.
No instante em que ficamos sabendo que Michael se foi, passamos a não saber nada. Nenhum relógio pode contar o tempo. Nenhum oceano pode apressar nossas marés, com a ausência abrupta de nosso tesouro.
Embora sejamos muitos, cada um de nós está dolorosamente sozinho, intensamente sozinho.
Somente quando confessarmos nossa confusão, poderemos nos lembrar que ele foi uma dádiva para nós, e que nós o tivemos.
Ele nos veio do Criador, trazendo criatividade em abundância.
Apesar da angústia, sua vida era fundamentada no amor materno, no amor familiar. E sobreviveu, e fez mais do que isso.
Ele prosperou com paixão e compaixão, humor e estilo. Nós o tivemos. E, se sabíamos ou não quem ele era, ele era nosso e nós éramos seus.
Nós o tivemos. Lindo, encantando nossos olhos...
Seu chapéu, inclinado sobre sua testa, e sua pose sobre as pontas dos pés, eram para todos nós. E nós ríamos, e pulávamos por ele.
Éramos encantados pela sua paixão, porque ele não guardou nada.
ELE NOS DEU TUDO QUE A ELE FOI DADO.
Hoje, em Tokyo, abaixo da torre Eiffel, na Black Star Square de Gana, Em Joanesburgo e em Pittsburgh, em Birmingham, no Alabama, e em Birmingham, Inglaterra...nós sentimos a falta de Michael Jackson.

Mas nós sabemos que O tivemos, e nós somos o mundo.


Por Angella Wains
Fonte:Chocolate City