26 de fevereiro de 2011

VISION é avaliado por site especializado em dvds

Acompanhe abaixo a matéria divulgada pelo site blurrei.com.

Olá a todos do Blurrei.com e benvindos ao Primeiro Dissecado de um DVD. Pra inaugurar com o pé direito vamos ver o Box DVD Triplo: Michael Jackson's Vision.
Depois da morte do Rei do Pop muitas coleções foram lançadas e até um álbum-póstumo, dando aos fãs mais material para aumentarem suas coleções e às outras pessoas a sensação de que, ainda hoje, um artista consegue o ápice de sucesso em mídia após sua morte.

De qualquer forma, no fim de 2010 foi lançado um Box contendo todos os clipes da carreira de Michael Jackson em três DVDs. Muitos se surpreenderam por ver vídeos completos, como o de Black or White. Infelizmente o vídeo de Ghosts é o único que foi apresentado em sua versão censurada e está cortado no Box.



Arte:

Vários aspectos maravilhosos podem ser destacados sobre a arte desse box. Os dois maiores são: uma das melhores lenticulares no mercado hoje e uma arte altamente eficaz com apenas três cores. Esse box vem com tudo que o colecionador gosta: Digipak, livro e luva!

Vamos em ordem, então. A luva é aberta pelas duas laterais e é feita de acrílico. Qualquer coisa que envolva transparência é garantia de uma aparência única e muito bela. No caso desse box, temos a clássica slilhueta do passo de Smooth Criminal e uma tarja dourada impressa. Para aumentar ainda mais a qualidade desta luva, o nome do Box, escrito em Trajan Pro, é transparente. Reparem nas duas fotos abaixo para verem essa transparência:




















Uma vez que retiramos a luva, vemos um lenticular excelente, que não mostra apenas duas fotos que se alternam como foi feito de forma excelente na capa do Livro The Making of Thriller. Aqui neste box temos 16 pequenos trechos de vídeos de Jackson, formando a melhor ilustração do que você está por assistir. Dentre os vídeos mostrados temos Scream, Smooth Criminal (o mesmo passo representado na silhueta da capa) e, escondidos pela tarja dourada outros três vídeos, incluindo Thriller.

Toda a arte de Michael Jackson's Vision é feita com apenas três cores: dourado, branco e preto. A contracapa é a única parte predominantemente branca, onde temos, além da descrição não traduzida do produto pela Epic Records, uma pequena imagem mostrando o conteúdo do box. É aqui que vemos pela primeira vez a listagem dos clipes. 16 para o DVD 01, 19 para o 02 e 7 vídeos extras para o Disco Bônus.

A única coisa um pouco não tão boa é essa contracapa ser uma folha de papel solta no box, o que requer paciência e bons cuidados dos donos.

Outro detalhe muito bom também foi a forma de dar destaque à parte técnica, como avisos legais, logotipos das gravadoras, distribuidoras e afins, código de barra, etc. Todas essas informações estão na tarja preta à direita. Contudo, nenhum conteúdo nesse box foi traduzido e a contracapa é exatamente idêntica à Americana, fazendo muitos fãs se perguntarem de o box era importado. Infelizmente ele não é, como vamos poder comprovar após abrirmos o box. Por falta da tradução até o símbolo do Produzido na Zona Franca de Manaus ficou de fora da arte.


O estojo Digipak para três discos é aberto primeiramente levantando a capa. Podemos ver o Disco 01 e, mais uma vez, a listagem de música dos DVDs. Um detalhe muito interessante que está presente tanto quando nesta lista, quanto na contracapa e nos discos, é a fonte Helvetica Ultra Light estilizada, sem a parte de baixo.

A arte do Disco segue o padrão de todo o Box: preto, dourado e branco. O fundo de todas as bandejas é branco. Depois de levantarmos a aba onde está escrito a lista de músicas do box, podemos ver os discos 02 e 03.

Devemos dar o devido crédito por evitar que a arte dos discos caíssem no clichê. O esperado, que cada disco alternasse as três cores da arte foi mantido de forma bastante segura e eficaz, mas os retângulos que fazem a transição entre as duas cores principais do disco estão em posição diferente em cada arte. O mais divergente, sem dúvida, é o disco 02, com fundo branco.

É aqui nos discos que vemos a única aparição de informações em português: a informação de produção e a tiragem (AA 8.000 - Primeira tiragem com 8.000 cópias).

Nota para Arte:



Autoração:

Os três DVDs da coleção Michael Jackson's Vision são  muito bem apresentados em todos os aspectos, inclusive  na autoração. Além do acesso aos vídeos ser direto em bem facilitado, o DVD ainda permite um Mix Aleatório dos vídeos. Os Menus são animados e a navegação pelos capítulos também é bem facilitada.


Um charme a parte também é o chapéu de Jackson pendurado na letra I de Vision durante o menu dos discos. O modelo foi o mesmo para os Discos 01 e 02, embora no segundo não tenha sido tão feliz assim, já que eles colocaram seis janelas por página de menu e 19 não é múltiplo de 06 da forma mais feia possível: sobra apenas UM vídeo para ficar sozinho numa página a mais de menu do que no disco 01.


O Disco 03 tem menu estático, com acesso imediato aos vídeos extras. Nenhuma outra ação é possível.

A única coisa em que esse DVD deixa (e muito) a desejar é o formato da tela: 4:3 Fullscreen. Alguns clipes realizados em 16:9 ficam não com uma tarja preta, mas com todo um retângulo ao redor da tela.

Para explorar mais detalhes da imagem de cada menu é só clicar nas fotos!

Quando colocamos os Discos um ou dois vemos inicialmente um pequeno vídeo de abertura de Michael Jackson dançando alguns de seus passos mais clássicos. O chapéu na letra "I" mencionado mais acima aparece pois ele o joga pro alto. O vídeo é muito interessante e pode ser conferido na janela abaixo:




Bit-Rate e Utilização dos Discos:


O Bit-Rate é consideravelmente satisfatório, o que compensa um pouco o trabalho que temos para acertar a imagem dos vídeos nas nossas telas por conta do formato Fullscreen. Confira abaixo o gráfico de Bit-Rate de cada disco da coleção, junto com a capacidade utilizada por cada um. Para tirar as dúvidas, o gráfico mostra a taxa de bits (vertical) para cada minuto do vídeo (horizontal):

Disco 01: Camada Dupla: 6.92GB



Disco 02: Camada Dupla: 7.68GB



Disco 03: Camada Simples: 2.36GB



Sim, você leu corretamente. O Disco 3 possui apenas 2.36GB. É exatamente a metade de um DVD de Camada Dupla. A nível de sugestão, um MiniDVD (aqueles pequenos que parecem de brinquedo) possuem capacidade para 2.66GB em Dupla Camada. Creio que, por se tratar de conteúdo especial, seria até bastante charmoso se o Disco 3 fosse um MiniDVD.


Nota para autoração:

Extras:

Levando em conta que o conteúdo extra é o disco 03, os extras são na verdade muito poucos. Três vídeos dos The Jacksons, um B-Side Vídeo (They Don't Care About Us - Versão Prisão), dois vídeos de outros artistas com participação de Michael Jackson (Paul McCartney e 3T) e um vídeo nunca lançado (One More Chance). Todo esse material poderia ser adicionado à linha do tempo da Videografia principal. Nada de Making Of ou material extra. Os extras são, pra ser sincero, mais fracos do que o Super-Homem depois de tomar vitamina de kryptonita.

Nota para extras:



Conteúdo Adicional:



Ele é responsável pela maioria das pessoas não notar a fraqueza dos extras. O livro de 60 páginas traz fotos de TODOS os clipes, bem como informações da produção (diretor e locação, por exemplo).

A capa é bem simples e muito bonita com a mesma silhueta da capa, mas, desta vez, ela é roxa.


Os clipes de mais destaque na carreira do cantor ganharam às vezes mais do que duas páginas, como é o caso de Bad, que possui uma única foto de Jackson sendo dirigido por Martin Scorsese numa página dupla.


Na foto abaixo nós podemos conferir o videoclipe mais caro da história da música até agora: Scream, com Janet Jackson. Para quem não sabe, foram necessários simpáticos sete milhões de dólares para a produção de 04'46" de clipe. Pela importância do clipe na carreira de Michael Jackson, as páginas abaixo foram as escolhidas para mostrar que a coleção Vision tem um livro (ela pode ser vista na contracapa do box).


Nota para conteúdo adicional:



Considerações Finais:

De longe a melhor coletânea de clipes que está no mercado, tanto pela fidelidade ao conteúdo original quanto pela apresentação, o box Michael Jackson's Vision é item obrigatório na coleção de todos aqueles que são fãs do Rei do Pop ou que apreciam excelentes produções de videoclipes. A diversão é garantida pelas 4h30min aproximadas do conteúdo do box e nos faz temer que só tenhamos todos os clipes de nossos outros artistas favoritos em mãos quando eles partirem desta para uma melhor.

Nota para o Conjunto da Obra:



Fonte: Blurrei.com
.