21 de fevereiro de 2011

A Febre Que MJ Provoca



FEBRE:
Substantivo feminino; elevação anormal da temperatura constante de todo o corpo, incluindo pele, causada por influência de agentes invasores.
Fig: agitação, paixão viva e desordenada.
Volúpia, mania, desejo ardente.
Assistindo atentamente ao vídeo, começamos a relacionar Michael a esse conjunto de definições.

Mais que palavras escritas, a melhor definição vem mesmo da força do que sentimos frente a essas imagens.
A canção “Fever”, de Little Willie John , na voz de Beyoncé (gravação de 2003), traz o tom exato para os desenhos que Michael fazia quando movimentava o corpo.
De linhas clássicas, extensas e limpas a complexos, curtos e estanques , seus movimentos eram precisos. Graciosos, surpreendentes e de uma sensualidade absurda. E essa é a fonte da febre, do fervor. Michael era um especialista em causar esta sensação. Seu carisma excepcional vinha, também ,da competência na arte de seduzir pela originalidade de alguns de seus passos de dança mais conhecidos. Tendo origem nos grandes mestres que o influenciaram, todos receberam seu toque pessoal. Sua sensibilidade, sua emoção. Um trabalho árduo de pesquisa, ensaios, experimentos, que culminou nesse “banquete” espetacular sobre o qual nos debruçamos e que ainda parece longe de nos saciar.
Um belo corpo dançante, que traduz todo o ritmo de uma canção, seria interessante. Não mais.
Mas, quando falamos de Michael Jackson, o que estava aliado a isso ?
Figurinos estrategicamente criados para realçar sua musculatura, como em HIStory . Ou dar um tom quente e lascivo, como em Blood On the Dance Floor. Ou ainda...um olhar muitíssimo expressivo. A boca insinuante, convidando ao desejo...as mãos deslizando sugestivamente sobre o corpo; os movimentos pélvicos, as pegadas cheias de ousadia, de uma transgressão quase infantil ;provocando...fazendo a temperatura subir...o swing da alma; o grande entendimento da arte de dançar. A criatividade sem limite; a extrema energia, a confiança na relação com o público. O seu lindo cantar...a entrega, a paixão!
Elementos que o lançam para um nível difícil de ser alcançado por outros artistas.
Não há imagem de palco mais bonita do que a concebida por Michael Jackson.

Por Angella Wains